segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Entrevista com Pedagogo Empresarial

 1-Sabemos que o pedagogo, apesar de sua importância, não tem o reconhecimento que deveria. E o pedagogo empresarial é reconhecido como um profissional de sua importância dentro da empresa?
          Infelizmente ser pedagogo nos tempos de hoje não é tarefa fácil. Na verdade chega a ser desestimulante e isso é uma pena, pois somos nós os responsáveis pelo futuro do país. Dentro da área empresarial da o reconhecimento é grande minha função é respeitada as pessoas reconhecem minha importância já que lido diretamente com o coração da empresa “os funcionários”.
2-Que conselhos você daria para alguém que esteja concluindo o curso de pedagogia e tenha decidido ser um pedagogo empresarial?
-Primeiro daria os parabéns pela escolha do curso, pois ser pedagogo é querer ser instrumento de mudança, aconselharia a não se prender a medos, arriscar, tentar. Procurar investir em sua formação, pois a área empresarial é uma área promissora ,mas para aqueles que estão preparados.
3-Quais as principais dificuldades que o pedagogo pode encontrar no mundo coorporativo?                                                                              
-Geralmente quando as pessoas decidem por fazer pedagogia tem o desejo, a vontade de trabalhar com criança, esse também era e é o meu desejo. O desafio que encontrei foi lidar com a falta das crianças e o fluxo de competitividade. Na educação você visa o conhecimento em uma empresa você visa lucro.
4-Será que o pedagogo por ter uma visão totalmente voltada para a educação não corre o risco de entrar em conflito pelo fato de entrar em um mundo totalmente competitivo?
-Sim, pois muitos optam por fazer pedagogia “por gostar de criança” e ao sair da área de educação entra em conflito se sente incapaz. É difícil, mas consegue superar afinal ser um pedagogo empresarial e apenas mais uma área de atuação.
5-A satisfação pessoal está ligada a fazer o que se gosta você se sente realizado desempenhando o papel de pedagogo fora do espaço escolar?
-Sim, e sinto que a cada dia adquiro novas experiências, mas tenho saudades da sala de aula.
6-Baseado na sua experiência você acha que o mercado está preparado para receber este profissional?
-Sim, talvez algumas empresas não saibam como explorar o conhecimento que trazem esses profissionais, mas a adaptação maior estar em nós pedagogos por ser uma área de atuação nova.
7-A entrada do pedagogo no mundo empresarial contribuiu ou não para valorizar esse profissional? Quais foram essas vantagens?
-Com certeza. O leque de oportunidades que a pedagogia nos oferece hoje é amplo, podemos trabalhar em hospitais, empresa e tudo isso só vem a valorizar ainda mais nossa profissão. As principais vantagens são a valorização profissional e a satisfação pessoal.
8-Qual a sua visão sobre o futuro do pedagogo nas empresas?Será que ele veio para ficar?Está atendendo as expectativas das empresas?
Acredito e torço para que as empresas continuem dando oportunidades para nós pedagogos. Com certeza o pedagogo empresarial chegou para ficar. Sim se fosse ao contrário as empresas não estavam dando oportunidades a esses profissionais.

Entrevista Realizada pelo Grupo de Alunos do Curso de Pedagogia do  6º Semestre da Sala I-103 da Unisantana: Joelma, Luciana, Salesio, Alexsandro, Erinaldo e Fernanda

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Dinâmicas de Grupo


Introdução
A dinâmica promove a participação

     A dinâmica de grupo constitui um valioso instrumento educacional que pode ser utilizado para trabalhar o ensino-aprendizagem quando opta-se por uma concepção de educação que valoriza tanto a teoria como a prática e considera todos os envolvidos neste processo como sujeitos.

     A opção pelo trabalho com dinâmica de grupo permite que as pessoas envolvidas passem por um processo de ensino-aprendizagem onde o trabalho coletivo é colocado como um caminho para se interferir na realidade, modificando-a. Isso porque a experiência do trabalho com dinâmica promove o encontro de pessoas onde o saber é construído junto, em grupo.

     Logo, esse conhecimento deixa de ser individualizado e passa a ser de todos, coletivizado. Ainda tem a qualidade de ser um saber que ocorre quando a pessoa está envolvida integralmente (afetivamente e intelectualmente) em uma atividade, onde é desafiada a analisar criticamente o grupo e a si mesma, a elaborar coletivamente um saber e tentar aplicar seus resultados.

     É importante ressaltar que faz parte desse processo a garantia da participação constante de todos os participantes. Só assim todos se sentirão donos do saber alcançado.


Ferramenta importante

     A importância da dinâmica no processo coletivo do ensino-aprendizagem não deve ser, no entanto, absolutizada ou subestimada. Sua utilização deve responder a objetivos específicos de uma determinada estratégia educativa, no sentido de estimular a produção do conhecimento e a recriação deste conhecimento tanto no grupo/coletivo quanto no indivíduo/singular, uma vez que a técnica da dinâmica não é um fim, mas um meio - é uma ferramenta a ser usada.

     Ao optar pelo uso da técnica de dinâmica de grupo você poderá, através de jogos, brincadeiras, dramatizações, técnicas participativas, oficinas vivenciais e um ambiente descontraído, discutir temas complexos, polêmicos e até estimular que sejam externados conflitos (do indivíduo e do grupo), buscando estimular os participantes a alcançar uma melhoria qualitativa na percepção de si mesmo e do mundo e, conseqüentemente, nas relações estabelecidas consigo mesmo, com o outro e com o mundo.

     Enfim, Dinâmica de Grupo é um caminho para educar junto!


Recomendações

     Para o trabalho com dinâmica ter um desenvolvimento pleno, é recomendável que os grupos tenham, no máximo, 20 participantes. Isto porém não impossibilita que se faça o uso dessa metodologia educacional em grupos maiores, em congressos, em seminários e outros.

     Orientamos que nestes casos o coordenador divida o plenário em subgrupos para o desenvolvimento dos trabalhos e reúna o grupão nos momentos de socialização e de síntese.

     Outros recursos que podem ser utilizados em grupos grandes são o retroprojetor, vídeo, exposições dialogadas, além de técnicas de teatro, tarjetas e cartazes.

     Em todo início de atividade (encontro) deve ser feito o “Contrato do Grupo”. Trata-se de uma discussão da pauta proposta, definição de normas internas do grupo, formação de equipes de trabalho e distribuição de tarefas. Quando se tratar de uma atividade menor, um debate por exemplo, deve-se definir com o grupo o horário de terminar a atividade, o que será possível realizar, o que já foi preestabelecido, o objetivo da atividade e a metodologia de abordagem

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Pedagogia

Mediante as grandes transformações ocorridas no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, como a mudança no currículo deste curso, torna-se necessário que se faça discussões e que se pense como este processo transformou as perspectivas tanto de alunos que estão fazendo a graduação como também dos profissionais que já estão formados nesta área. Entre as mudanças destacamos a que ampliou o campo de trabalho do Pedagogo, fazendo com este pense a “Educação” além dos muros das escolas.

Ética Profissional

A sociedade atual tem manifestado uma crescente preocupação, provocada pela falta de valores éticos, onde o lucro é um dos principais fatores que conduzem os comportamentos antiéticos no ambiente profissional. Dentre estes destaca-se a concorrência que gera uma competição acirrada, em todos os setores: nos países, nas empresas, entre trabalhadores e profissionais.
Neste contexto, verifica-se uma queda de certos valores que de alguma forma direcionava a sociedade nas suas percepções morais básicas. A percepções revela que os julgamentos de valores e as normas éticas são considerados meramente uma questão de prioridade individual, isto é, justificado porque cada indivíduo apresenta seu próprio conjunto de crenças e valores, com comportamentos e objetivos diferentes, ocasionando desta forma conflitos nos relacionamentos de cada sociedade.
Atualmente  enfrentamos um árduo desafio: distinguir os limites da honestidade e dignidade dos atos. Devemos  saber identificar, com clareza, quais são os princípios morais que irão nortear a nossa conduta, uma vez que, os princípios éticos aplicáveis a cada  profissão representam a essência das intenções para viver e a atuar na sociedade.



quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Gestores do Futuro': O que é Pedagogia Empresarial

Gestores do Futuro': O que é Pedagogia Empresarial: "Pedagogia empresarial designa as atividades de estímulo ao desenvolvimento profissional e pessoal realizadas dentro das empresas. O termo fo..."

Pedagogia Empresarial

O que é Pedagogia Empresarial

Pedagogia empresarial designa as atividades de estímulo ao desenvolvimento profissional e pessoal realizadas dentro das empresas. O termo foi cunhado pela professora Maria Luiza Marins Holtz.
A Pedagogia e a Empresa fazem um casamento perfeito. Ambas tem objetivo semelhante em relação às pessoas, principalmente nos tempos atuais.
Uma Empresa sempre é a associação de pessoas, para explorar uma atividade, liderada pelo empresário, pessoa empreendedora, que dirige e lidera aquela atividade com o fim de atingir ideais e objetivos também definidos.
A Pedagogia é a ciência que estuda e aplica doutrinas e princípios visando um programa de ação em relação à formação, aperfeiçoamento e estímulo de todas as faculdades da personalidade das pessoas, de acordo com ideais e objetivos definidos.
Tanto a Empresa como a Pedagogia agem em direção à realização de ideais e objetivos definidos, no trabalho de provocar mudanças no comportamento das pessoas. Esse processo de mudança provocada, no comportamento das pessoas em direção a um objetivo, chama-se aprendizagem e aprendizagem é a especialidade da Pedagogia e do Pedagogo.[1]
As responsabilidades do pedagogo empresarial incluem:
  • Conhecer as soluções para as questões que envolvem a produtividade das pessoas humanas, o objetivo de toda Empresa.
  • Conhecer e trabalhar na direção dos objetivos particulares da Empresa onde trabalha.
  • Conduzir as pessoas que trabalham na Empresa, dirigentes e funcionários, na direção dos objetivos definidos, humanos e empresariais.
  • Promover as condições necessárias (treinamentos, eventos, reuniões, festas, feiras, exposições, excursões), para o desenvolvimento integral das pessoas, influenciando-as positivamente (processo educativo), com o objetivo de otimizar a produtividade.
  • Aconselhar, de prefêrencia por escrito, sobre as condutas mais eficazes das chefias para com os funcionários e destes para com as chefias, a fim de favorecer o desenvolvimento da produtividade empresarial.
  • Conduzir o relacionamento humano na Empresa, através de ações, que garantam a manutenção do ambiente positivo e agradável, estimulador da produtividade.
A formação do Pedagogo Empresarial é oferecida em cursos de especialização e mestrado, por diversas instituições de ensino superior. Os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação - MEC.
Várias empresas instituiram programas de treinamento e desenvolvimento de pessoas, o processo pode ser através da criação de uma Universidade Corporativa



Gestores do Futuro